Curriculum Vitae


Doutor em Tecnologia Nuclear - Materiais pela USP (2014), com o estudo de síntese de materiais particulados, processamento e caracterização de propriedades elétricas de material compósito de óxidos de terras raras - níquel metálico. Possui graduação em Engenharia Física pela Universidade Federal de São Carlos - UFScar (2006) e graduação em Física pela Universidade de São Paulo - USP (2012). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações. Atuou em sistemas de sensoreamento remoto através de transdutores e dispositivos utilizando fibras ópticas como elemento sensor, tratamento e processamento de sinais, com interfaceamento de equipamentos ópticos e eletrônicos. Possui Mestrado (2010) em Tecnologia Nuclear - Materiais pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN - Autarquia Associada à Universidade de São Paulo - USP, na pesquisa de material cerâmico à base de céria - samária - gadolínia para utilização como eletrólito de Células a Combustível de Óxido Sólido de Temperatura Intermediária (ITSOFC). Atualmente é Pesquisador Assistente concursado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S.A., - IPT, Laboratório de Embalagem e Acondicionamento - LEA, Centro de Tecnologia Mecânica, Naval e Elétrica - CTMNE. 
Possui experiência no atendimento a clientes, elaboração de orçamentos, acompanhamento de ensaios e elaboração de relatórios técnicos. Possui conhecimento em ensaios mecânicos em embalagens para transporte, como ensaios de vibração randômica para simulação de transporte aéreo, ferroviário e rodoviário, ensaios de compressão estática e dinamométrica, queda (livre e rotacional), levantamento, baixa e alta pressão, estanqueidade e ensaios climáticos com controle de temperatura e umidade, seguindo normas nacionais, como a ABNT, e normas internacionais como ISO, ASTM, DiN, JIS e BS.


Objetivo

Interesse na área de Física Médica, Pesquisa, Engenharia Clínica, vendas, instalação, pós-venda e manutenção de equipamentos médico - hospitalares em geral. Interesse em equipamentos de diagnóstico por imagem e tratamento (Healthcare), como Ressonância Magnética Nuclear (RMN), Tomógrafos, Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET SCAN), Aceleradores Lineares, equipamentos para Radioterapia, Teleterapia e Raio-X. 

             

          Dados Pessoais

Sexo: Masculino

Nascimento: 29/09/1982 (33 anos) - São Paulo/SP – Brasil

Estado civil: Casado

Endereço profissional:

Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT, Av. Prof. Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, 05508-000, São Paulo-SP. Telefone: 11 3767-4159, 

Endereço eletrônico: alexander.arakaki@gmail.com

Home Page: www.engenheirofisico.com

  

           Formação Acadêmica/Titulação

 2010/2014 - Doutor em Tecnologia Nuclear - Materiais. IPEN/Universidade de São Paulo, USP.

Título: Estudos de síntese e processamento de compósitos de óxido de níquel-céria dopada utilizados como anodo de Células a Combustível de Óxido Sólido de Temperatura Intermediária (IT-SOFC).

Orientador: Dra. Dolores Ribeiro Ricci Lazar

Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

2007/2010 - Mestrado em Tecnologia Nuclear - Materiais. IPEN/Universidade de São Paulo, USP.
Título: Obtenção de cerâmicas de céria-samária-gadolínia para aplicação como eletrólito em Células a Combustível de Óxido Sólido (SOFC).

Orientador: Dra. Dolores Ribeiro Ricci Lazar

Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

2007/2012 - Graduação em Física. Universidade de São Paulo, USP.

2001/2006 - Graduação em Engenharia Física. Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP.

 

           Prêmios e títulos

 

2011 - Prêmio de Melhor Trabalho de Pós-Graduação Apresentado no 55º Congresso Brasileiro de Cerâmica, Associação Brasileira de Cerâmica, Porto de Galinhas, PE.

 2009 - Prêmio de Melhor Trabalho de Pós-Graduação Apresentado no 53º Congresso Brasileiro de Cerâmica, Associação Brasileira de Cerâmica, Guarujá, SP.

1999 - 2o Colocado Regional de Guarulhos (3a série) na Olimpíada Brasileira de Física - 1999, Sociedade Brasileira de Física. Disponível no site da Sociedade Brasileira de Física:

http://www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas/obf1999/2fase99/class_regional/Guarulhos_1.html

 

            Atuação profissional

2013/Atual - Pesquisador Assistente no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S.A. - IPT. – Vínculo: CLT. Carga horária:40.

Atividades: Atendimento a clientes, elaboração de orçamentos, acompanhamento de ensaios e elaboração de relatórios técnicos. Planejamento e execução de ensaios mecânicos em embalagens para transporte, como ensaios de vibração randômica para simulação de transporte aéreo, ferroviário e rodoviário, ensaios de compressão estática e dinamométrica, queda (livre e rotacional), levantamento, altas e baixas pressões, estanqueidade e ensaios climáticos com controle de temperatura e umidade, seguindo normas nacionais, como ABNT, e normas internacionais como ISO, ASTM, DiN, JIS e BS. Ensaios em paletes, sacos plásticos para lixo (ABNT NBR 9191) e Contentores Flexíveis (ABNT NBR 16029).

2012/2013 - Professor na Universidade Nove de Julho – UNINOVE – Vínculo: CLT.

Disciplinas: Física Geral e Experimental I, II e IV, Introdução à Engenharia, Mecânica dos Sólidos, Estática de corpos rígidos e Fenômenos de Transporte II. (Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica e Produção Mecânica). 

2011/2012 - Professor na Universidade Ibirapuera – UNIB

Raciocínio Lógico e Quantitativo, Empreendedorismo e Gestão de Materiais. (Contabilidade, Direito, Arquitetura e Comunicação).

 2011/2012 - Professor na Faculdade Integrada Paulista – FIP

Física Geral e Experimental I  e Introdução à Engenharia. (Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica).

 12/2004 - 12/2005 - Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações – CPqD.

Vínculo: Estágio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação Exclusiva.

Outras informações: Estágio remunerado com bolsa auxílio da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações - CPqD. Orientado pelo Professor Doutor Felipe Rudge Barbosa, professor colaborador na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (FEEC-Unicamp).

Pesquisa e Desenvolvimento de Sensores Ópticos à Fibra; Projeto de Inovação em sensores óticos e sistemas de sensoriamento.

Objetivos: Pesquisa e desenvolvimento de soluções em sensores óticos e sistemas de sensoriamento para aplicação em supervisão e controle de sistemas de energia.

 

          Formação complementar

2015 – Engenharia Clínica. Monitorização de temperatura, ECG, SpO2, PNI e frequência respiratória (M5P). Pró-Life. Outubro de 2015. Carga horária: 16h.

2012 – Experimentos dinâmicos no microscópio eletrônico de varredura (MEV). Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais.

2012 – Estabilidade de materiais de conversão de energia. Universidade de Aveiro.

2012 - Estágio em docência do Programa de Aperfeiçoamento em Ensino em Física dos Materiais – IPEN/USP.

2010 - Radioterapia e o Estado da Arte. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP.

2010 - Reatores Nucleares de Pesquisa. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP.

2010 - PET imaging - Instrumentation, System Modeling. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP.

2010 - Produção de radiofármacos. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP.

2008 – Preparação Pedagógica para Aperfeiçoamento do Ensino de Ciências, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN, São Paulo.

2008 - Materiais cerâmicos condutores iônicos. Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, São Carlos.

2008 - Persistent luminescence phenomena in materials.

Instituto de Química - Universidade de São Paulo, IQUSP.

2004 - Prática de Usinagem e Tecnologia Mecânica - SENAI.

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, São Carlos.

2002 - Luz Síncrotron.

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, São Carlos.

2002 - Melhores Práticas da Gestão de Projetos.

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, São Carlos.

 

          Idiomas

Inglês - Fluente. Cultura Inglesa.

  

          Participação em eventos 


  1. 55o Congresso Brasileiro de Cerâmica - 55o CBC.Efeito do CTAB na síntese solvotérmica em butanol de cerãmicas de céria dopada com samária e gadolínia óxido de níquel. 2011. (Congresso).
  1. 54° Congresso Brasileiro de Cerâmica - 54° CBC. Avaliação do efeito do butanol na síntese solvotérmica de pós de céria dopada com samária e gadolínia. 2010. (Congresso).
  1. Electroceramics XII.Electrical conductivity of samaria and gadolinia doped ceria ceramics synthesized by coprecipitation routes. 2010. (Congresso).
  1. 19° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais - 19° CBECiMat.Sinterização em micro-ondas de cerâmicas de céria dopada com samária e gadolínia. 2010. (Congresso).
  1. Simpósio Matéria 2010.Caracterização de pós de céria dopada com samária e gadolínia sintetizados por coprecipitação e tratados termicamente em butanol. 2010. (Simpósio).
  1. II Workshop Internacional ENUMAS 2010 - Oportunidades em Atividades Nucleares no Brasil: Medicina, Agricultura e Indústria. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP. 2010. (Encontro).
  1. 5th International Workshop on Hydrogen and Fuel Cells - WiCaC 2010. 2010. (Outra).
  1. 53° Congresso Brasileiro de Cerâmica. Comparação de cerâmicas de céria dopada com samária e gadolínia sintetizadas com diferentes agentes precipitantes. 2009. (Congresso).
  1. Seventh International Latin American Conference on Powder Technology.The effect of hydrothermal treatment on samaria and gadolinia doped ceria powders synthesized by coprecipitation. 2009. (Congresso).
  1. 6° Seminário da Rede PaCOS.Síntese de céria dopada com samária e gadolínia por diferentes rotas de coprecipitação. 2009. (Seminário).
  1. 5° seminário da rede PaCOS.Síntese e Caracterização de Pós Cerâmicos de Céria dopada com Samária e Gadolínia por Co-precipitação de hidróxidos. 2008. (Seminário).
  1. I - Simpósio Brasileiro de Engenharia Física. 2002. (Simpósio).
  2. Olimpíada Brasileira de Física - Sociedade Brasileira de Física/IFUSP. 1999. (Outra).

        Produção bibliográfica


Artigos completos publicados em periódicos


 1.      ARAKAKI, A. R.; CUNHA, S.M.; YOSHITO, W. K.; USSUI, V.; LAZAR, D. R. R. Influence of Organic Solvent on Solvothermal Synthesis of Samaria and Gadolinia Doped Ceria Nickel Oxide Composites. Materials Science Forum. , v.727-728, p. 1317-1322, 2012.

2.      ARAKAKI, A. R.; YOSHITO, W. K.; USSUI, V.; LAZAR, D. R. R. The Effect of Hydrothermal Treatment on Samaria and Gadolinia Doped Ceria Powders Synthesized by Coprecipitation. Materials Science Forum. , v.660-661, p.959 - 964, 2010.

3.      ARAKAKI, A. R.; YOSHITO, W. K.; USSUI, V.; LAZAR, D. R. R.  Hydrothermal Treatment of Coprecipitated YSZ Powders. Materials Science Forum. , v.660-661, p.983 - 988, 2010.

Ċ
Alexander Rodrigo Arakaki,
2 de nov de 2015 20:23
Comments